Páginas

Seja Bem vindo!

Pensando em Educar, escolarizar e por fim auxiliar e compartilhar sabedorias, fizemos este blog com intuito de divulgar atividades que auxiliem as práticas pedagógicas do professores do ensino fundamental das séries iniciais.
Educar hoje em dia vai muito além do "ensinar ", há outros enigmas que compõe o campo educativo: aprender a ensinar, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a fazer!

Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 23 de março de 2012

Biografia de Monteiro Lobato






Olá  professores, esta postagem se refere ao Dia do Livro Infantil, especificamente sobre a obra e vida de Monteiro Lobato.
Abaixo encontram-se um texto sobre sua vida, sobre o Sítio do Picapau Amarelo e 20 atividades de interpretação, gramática e ortografia.



MONTEIRO LOBATO
MONTEIRO LOBATO FOI UM GRANDE ESCRITOR BRASILEIRO, FAMOSO POR CRIAR DIVERSOS LIVROS E PERSONAGENS, INCLUSIVE “O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”.
SUA INTENÇÃO ERA DESPERTAR A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS, FAZENDO COM QUE TODAS SE ENCANTASSEM E SE INTERESSASSEM PELA LEITURA.
JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO NASCEU NA CIDADE DE TAUBATÉ, NO ESTADO DE SÃO PAULO, NO DIA 18 DE ABRIL DE 1882.
FORMOU-SE ADVOGADO E COMEÇOU A ESCREVER LIVROS PARA ADULTOS.
ELE FOI UM DOS PRIMEIROS ESCRITORES A FAZER LITERATURA INFANTIL EM NOSSO PAÍS, POIS POUCAS PESSOAS PENSAVAM EM ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. PASSOU ENTÃO A SER O MAIOR ESCRITOR DE LIVROS INFANTIS E CHEGOU A FUNDAR UMA EDITORA PARA DIVULGAR OS LIVROS E COMBATER O ANALFABETISMO.
EM QUASE TODOS SEUS LIVROS PARA CRIANÇAS APARECEM OS PERSONAGENS DO FAMOSO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: DONA BENTA, EMÍLIA, PEDRINHO, NARIZINHO, TIA NASTÁCIA, O VISCONDE DE SABUGOSA, O MARQUÊS DE RABICÓ.
SEUS LIVROS MAIS APRECIADOS SÃO: O PICAPAU AMARELO, REINAÇÕES DE NARIZINHO, O POÇO DO VISCONDE, EMILIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA, GEOGRAFIA DE DONA BENTA, O SACI, VIAGEM AO CÉU, HISTÓRIA DO MUNDO, O MARQUÊS DE RABICÓ, FÁBULAS, CAÇADAS DE PEDRINHO E OUTROS.
EM HOMENAGEM AO MAIOR ESCRITOR DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA, FOI ESCOLHIDO O DIA 18 DE ABRIL COMO DIA DO LIVRO, DATA DO NASCIMENTO DE MONTEIRO LOBATO.


Sítio do Picapau Amarelo.
         Toda criança tem vontade de ir ao Sítio do Picapau Amarelo, lá tem o pó de pirlimpimpim, e várias aventuras. No Sítio encontramos Dona Benta avó de Narizinho e Pedrinho.
Pedrinho adora caçar, mora na cidade e gosta de passar as férias junto com sua avó e amigos no sítio. Junto com Tio Barnabé conseguiu capturar o Saci dentro de uma garrafa. O Saci vive amedrontando os moradores do sítio junto com a temida Cuca, a “jacaroa” como a Emília costuma chamá-la. Ela é uma bruxa que mora em uma caverna escura no capoeirão dos tucanos. A Cuca vive pensando em estratégias para acabar com a casa da Dona Benta, porém suas maldades sempre acabam dando errado.
Narizinho é uma linda menina chamada Lúcia que ganhou este apelido por ter seu nariz arrebitado. Ela é dona da boneca Emilia, a boneca de pano tagarela que não fecha a matraca, aprendeu a falar depois de tomar a pílula do Doutor Caramujo. Emília é feita de retalhos, com cabelo colorido, e olhos de botão feitos pela Tia Nastácia.
A Tia Nastácia é uma cozinheira de mão cheia, famosa por seus quitutes e deliciosos bolinhos de chuva que o porco Marquês de Rabicó vive querendo comer. O porco comilão é Marido da boneca Emília e vive entrando escondido na cozinha da Tia Nastácia para roubar comidas, por isso, ela tem vontade de colocá-lo na panela e servi-lo no jantar.
No Sítio do Picapau Amarelo também encontramos um famoso sabugo conhecedor e admirador da ciência, seu nome é Visconde de Sabugosa, mora na biblioteca e sempre encontra uma explicação para tudo o que acontece. Temos mais dois amiguinhos que só encontramos no Picapau Amarelo: O Quindim e o Conselheiro.
Quindim é um dócil rinoceronte, que apesar de seu tamanho é muito tranqüilo e não deixa o Sítio de Dona Benta e seus amigos por nada.
O Conselheiro é um burro que ama ler e sempre esta com um livro debaixo do braço, é muito tranqüilo e também amante das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo.
Até hoje os personagens criados por Monteiro Lobato, encantam e levam crianças do mundo todo ao fantástico mundo da imaginação.
Blog Click Educativo
                                                                       

ATIVIDADES: LEITURA E INTERPRETAÇÃO.

01.Quem foi Monteiro Lobato?
02.Quais os famosos personagens criados por Lobato?
03.Quem conseguiu capturar o Saci? E como?
04.O que o saci mais gosta de fazer e acompanhado de quem?
05.Quem é Cuca e o que ela vive tramando?
06.Porque Lucia ganhou o apelido de Narizinho?
07.Quem é Emilia e como ela é?
08.Quem Tia Nastácia tem vontade de colocar na panela?
09.Onde mora Visconde de Sabugosa?
10.Quem são os amigos Quindim e Conselheiro?
11.Você já conhecia a história do Sítio do Picapau Amarelo?
12.Qual personagem você achou mais interessante?
13.Se fosse você o autor do Sítio do Picapau Amarelo, como ele seria?
14.Faça uma pesquisa sobre ele e traga para sala de aula para compartilhar com seus colegas.
15.O texto que você acabou de ler é um texto do tipo:
(    ) informativo
(    ) descritivo
(    ) narrativo
16.O texto é formado de quantos parágrafos?

UM POUCO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA.

01.Retire do texto uma palavra:
a)     Monossílaba_____________________
b)    Dissílaba________________________
c)     Trissílaba_______________________
d)    Polissílaba______________________
e)     Com encontro vocálico________________________
f)      Com encontro consonantal_____________________
02.Um substantivo:
a)     Próprio________________________
b)    Comum________________________
03.Passe para o plural:
a)     Criança________________________
b)    Famoso________________________
c)     Vive___________________________
d)    Boneca_________________________
04.Encontre no texto 2 palavras com dígrafos.


Um comentário:

  1. Olá, que legal está postagem do Dia Do Livro Infantil e as atividades estão ótimas também!
    Um ótimo fim de semana!
    abraços
    Cláudia Pilotto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores