SIGA ESTE BLOG VOCÊ TAMBÉM!

ENCONTRE AQUI DIVERSAS ATIVIDADES

Carregando...

quarta-feira, 28 de março de 2012

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: FASES SEGUNDO PIAGET

Bom dia pessoal, após muita leitura na Faculdade envolvendo desenvolvimento cognitivo seguido por experiências concretas da criança, resolvi colaborar um pouco com minha pesquisa.

O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA SE EFETIVA ATRAVÉS DE 04 ESTÁGIOS OU FASES, SÃO ELAS:

SENSÓRIO MOTOR (0 - 2 anos): É nesta fase em que a criança explora o mundo, usando seus sentidos, na qual esta exploração não é intencional, mais sim movida por reflexos.

PRÉ-OPERATÓRIO (2 - 7 anos): Esta fase abrange o período de educação pré-escolar. Assim, a criança desenvolve estágios diferenciados (egocentrico e intuitivo).
 No estágio egocêntrico (2 a 4 anos) e intuitivo (5 a 7 anos) a criança imagina que todos pensam como ela, neste estágio ela também adquire noções de espaço que antecedem a noção de tempo.Tudo lhe é representado por símbolos, como podemos observar em suas brincadeiras, onde, por exemplo, uma cadeira empurrada pode ser um trem, uma vassoura pode representar um cavalo, etc.

OPERATÓRIO CONCRETO (7 a 11 anos): Nesta fase a criança já usa a lógica para maioria de soluções de seus problemas. Tem facilidade com problemas concretos e dificuldades com os problemas não-concretos.

OPERATÓRIO FORMAL (11 a 15 anos): É o periodo em que através do pensamento lógico o adolescente já consegue aplica-lo a todos os problemas que surgem, mais nao indica que ele seja totalmente lógico e preciso em suas ações e decisões.

Um comentário:

  1. Gostei muito de apropriar-me deste tema!Obrigada!Queria saber mais!

    ResponderExcluir