Páginas

Seja Bem vindo!

Pensando em Educar, escolarizar e por fim auxiliar e compartilhar sabedorias, fizemos este blog com intuito de divulgar atividades que auxiliem as práticas pedagógicas do professores do ensino fundamental das séries iniciais.
Educar hoje em dia vai muito além do "ensinar ", há outros enigmas que compõe o campo educativo: aprender a ensinar, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a fazer!

Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 24 de março de 2012

Plano de aula Mtemática

Olá professores, através desta atividade os alunos poderão trabalhar com adição simples e com reagrupamento.
Inicie trabalhando com unidade e dezena para chegar a centena.
*Dica: o material dourado facilita seu trabalho e o entendimento do educando.

PLANO DE AULA:

Série: 3° Ano

OBJETIVO GERAL:
  • Propor atividades com trabalho de unidade, dezena e centena.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Associar a adição ao conceito de juntar e acrescentar quantidades.
  • Resolver situações problemas.
  • Manusear o material dourado.
  • Calcular adições mentalmente.
  • Efetuar adições simples e com reagrupamento.
CONTEÚDO:
  • Adição com unidade, dezena e centena.
  • Situações problemas.
RECURSO METODOLÓGICO:
  • Material dourado.
METODOLOGIA:
Inicie a aula estimulando o aluno a refletir sobre adição estar ligada à ideia de juntar e acrescentar.
Utilize o material dourado para explicar diferenças entre unidade, dezena e centena, bem como, deixe-o manusear o material dourado.
Seria interessante montar grupos na sala, na qual um aluno ajuda o outro, com o material dourado faça os alunos representarem números ditados pelo professor, exponha situações na qual eles possa resolver contas com o material onde haja troca (exemplo: de unidade pra dezena ou de dezena pra centena).

ATIVIDADES: SITUAÇÕES PROBLEMAS.
01. Caio e Henrique colecionam selos. Hoje eles resolveram contar quantos selos possuem os dois juntos.
Caio tem 25 selos e Henrique tem 33. Quantos selos os dois possuem ao todo? Qual a diferença de selos entre Caio e Henrique?

02. Maria Júlia tem 32 anos e Mônica tem 26 anos a mais que ela.
Quantos anos Mônica tem?

03. Débora foi à padaria comprar pães para uma festa de aniversário.
Comprou 50 pães para fazer cachorro-quente e 45 pães doces. Quantos pães Débora comprou ao todo?

04. Na sala de aula de Flávia há 16 meninas e 13 meninos. Quantos alunos há nesta sala?

05. Inaê e Vinícius juntaram suas mesadas para uma coleção de livros de histórias. Vinícius tinha 27 reais e Inaê 12 reais. Quanto os dois pagaram pelos livros?

06. Em um laboratório há 13 ratos brancos e 17 ratos pretos. Quantos ratos existem neste laboratório?

07. Pedro possui um sítio com 18 cavalos e 22 vacas. No total, quantos animais Pedro possui em seu sítio?

08. Luciana tem que andar 75 metros para  ir comprar pães na padaria mais próxima. Quantos metros Luciana tem que andar no total de ida e volta para comprar seus pães?

09. Observe as operações e calcule mentalmente:

18 + 5 =
25 + 9 =
13 + 7 =
12 + 6 = 
14 + 3 = 

10. Represente os números com desenho do material dourado:

05 ______________________________________
12______________________________________
18______________________________________
20______________________________________
32______________________________________
57______________________________________


11. Arme e resolva as operações:

10 + 7 =
12 + 8 =
15 + 12 =
18 + 14 =
32 + 8 =
50 + 48 =
19 + 11 =


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores