SIGA ESTE BLOG VOCÊ TAMBÉM!

ENCONTRE AQUI DIVERSAS ATIVIDADES

Carregando...

sábado, 3 de março de 2012

Significado da Páscoa


PÁSCOA


Páscoa
Qual é o significado da Páscoa?
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
 
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passoverrecorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
 
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
 
Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
 
Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.
 
Símbolos da Páscoa
 
Há símbolos que representam a Páscoa e são muito tradicionais...
 
O primeiro, sem dúvida é o ovo de Páscoa, que simboliza vida nova ou o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então usava-se ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas... Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e
os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!
 
coelho da Páscoa é uma celebridade nesta época, principalmente para as crianças. O coelho tem grande facilidade para procriar e lembra a fecundidade da palavra de palavra de Deus entre os povos.
 
colomba pascal tem o formato da "pomba da paz" que significa a vinda do Espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado a invasão da vila oferecendo este agrado ao rei, mantendo assim a paz no local.
 
Brincadeiras da Páscoa... Esta você não pode perder!
 
caça ao ovo é uma brincadeira tradicional e divertida! Os ovos, que podem ser os cozidos decorados ou mesmo com ovos de chocolate, são escondidos pelos pais para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Vence quem achar primeiro o seu ovo!
 
Para "pregar uma peça" nos seus amigos, faça um ovo com bexiga! Pegue uma bexiga e faça um belo embrulho, como se fosse um ovo de Páscoa. Entregue para seus amigos e espere pelas gargalhadas, mas depois não deixe de entregar alguns ovinhos de chocolate para que não fiquem tão chateados!
 FONTE: smartkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário